Na tarde desta segunda-feira (31), a Prefeitura de Jundiaí sediou a Reunião Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). O encontro reuniu prefeitos e representantes dos municípios da região para tratar de temas estratégicos como desenvolvimento urbano, habitação, segurança pública e infraestrutura. Estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto, além dos prefeitos Rodolfo Braga (Várzea Paulista), Débora Prado (Jarinu), Paulo Finamore (Louveira), Rogério Cavalin (Itupeva), Noemi Bernardes (Cabreúva) e Jaderson Spina (secretário de Obras de Campo Limpo Paulista), além de representares do Estado e dos municípios em questão. Entre os principais pontos debatidos estiveram as ações do Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo (IGC-IDESP), o funcionamento do Escritório Técnico de Projetos, a organização da Conferência Estadual das Cidades Paulistas e o cronograma de atividades das Câmaras Temáticas. Também foram discutidas questões emergenciais, como o deslizamento ocorrido em Ivoturucaia, que impactou Jundiaí e Várzea Paulista, além da necessidade de melhorias na passarela da Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, que liga Jundiaí a Itupeva. A segurança pública também esteve na pauta. Gustavo Martinelli, prefeito de Jundiaí e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMJ, destacou a importância da reunião para a integração regional. “Nossa região precisa de planejamento e ações coordenadas para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população. São mais de um milhão de habitantes. O trabalho conjunto entre os municípios é fundamental para avançarmos em pautas prioritárias como habitação, mobilidade e segurança”, afirmou. O encontro também contou com informes gerais sobre programas e iniciativas que impactam a região, reforçando o compromisso das lideranças municipais com o desenvolvimento integrado e sustentável.
Dois hospitais de Jundiaí recebem selo de excelência em UTI
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgou nesta segunda-feira o resultado da certificação em 2025, que considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIs Brasileiras durante o ano de 2024. Os hospitais Pitangueiras e Unimed Unidade Anchieta, ambos de Jundiaí, obtiveram o selo de UTI Eficiente. Entre os hospitais analisados pela pesquisa, havia 352 públicos e 448 privados que, juntos, ofertam mais de 20 mil leitos de UTI no Brasil. Em relação à edição anterior da premiação, o total de hospitais certificados, segundo a associação, cresceu 25%. Enquanto no setor público, o aumento foi de 45%, entre os hospitais privados, o número de certificações subiu 21%. Números A avaliação reconhece os hospitais analisados com as certificações Top Performer e Eficiente. Para receber o primeiro selo, a unidade precisa estar entre as 33% melhores UTIs do país. Já o selo de UTI Eficiente é concedido às unidades que estão acima da média, mas não entre as melhores — entre o 33º e o 50º percentil. Os dados mostram que, em 2024, 21 hospitais públicos foram certificados como Top Performer, enquanto, em 2025, o número subiu para 25 – um aumento de 19%. No caso do selo Eficiente, o aumento foi mais expressivo, passando de 19 para 33 hospitais certificados – um salto de 74%. No setor privado, os números passaram de 136 para 164 (Top Performer) e de 68 para 82 (Eficiente). Criada em 2016, a certificação visa a reconhecer anualmente a qualidade e a excelência do atendimento prestado por esse tipo de unidade de saúde, refletindo o compromisso com a melhoria contínua e a promoção de um cuidado seguro, sustentável e eficiente para pacientes em estado crítico. A premiação leva em conta uma série de indicadores que medem o desempenho real das UTIs, ajustado ao perfil dos pacientes atendidos. São utilizados dois parâmetros principais: Taxa de Mortalidade Padronizada – compara o número de mortes esperadas com o número de mortes reais, levando em conta a gravidade dos pacientes; Taxa de Utilização de Recursos Padronizada – avalia se a UTI faz um uso adequado dos recursos disponíveis. Esses dois indicadores, segundo a Amib, são calculados a partir de critérios reconhecidos internacionalmente, que estimam o risco de morte logo na admissão do paciente na UTI.
Casa desaba, ruas ficam alagadas e circulação de trens é paralisada durante temporal
A chuva que atinge a Grande São Paulo nesta segunda-feira (31) provocou a paralisação da circulação de trens, deixou ruas alagadas, e causou um desabamento. De acordo com a Defesa Civil, equipes foram acionadas em Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo para atuar nas áreas de risco. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que, por motivo de alagamento na via, os trens da Linha 10-Turquesa não estão circulando entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá desde as 14h50. Para atender os passageiros no trecho interrompido, foram solicitados 30 ônibus do sistema Paese. Contudo, as plataformas ficam com milhares de pessoas à espera pelo transporte. Em Santo André, ruas ficaram alagadas. Vídeos mostram enchentes na Vila Pires e na Avenida dos Estados. Dezenas de carros ficaram submersos, motociclistas ilhados e um caminhão tombou na Avenida Queiroz dos Santos. Em nota, a Defesa Civil informou que, por volta das 14h, ocorreu uma chuva de grande intensidade, acompanhada por rajadas de vento, ocasionando o alagamento da Avenida dos Estados, o transbordamento do Córrego Guarara e do Rio Tamanduateí. Em Mauá, uma casa desabou no Jardim Zaira. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o atendimento da ocorrência. Até a última atualização da reportagem, não havia informação sobre vítimas. A cidade Mauá registrou, por volta das 14h35, chuva de forte intensidade acompanhada por rajadas de vento, causando diversos pontos de alagamento, queda de árvores e transbordamento do rio Corumbé, informou a Defesa Civil. Já a capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h35, segundo informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura. O radar meteorológico registrou chuva forte nas subprefeituras de Vila Prudente, São Mateus e Capela do Socorro. Ainda conforme o CGE, a subprefeitura do Ipiranga entrou em estado de alerta às 15h57. “Iminência de transbordamento do Ribeirão dos Meninos na altura da Estrada das Lágrimas, 4237, Zona Sudeste”, informou o órgão. A subprefeitura de Itaquera entrou em estado de alerta às 16h30. Houve transbordamento do Rio Verde na altura da Rua Cunha Porã, 241. Conforme o Corpo de Bombeiros, das 13h30 às 16h20 foram cinco chamados para quedas de árvores e dois para enchentes na capital e Região Metropolitana. Fonte: G1 Foto: Reprodução/TV globo
Semana da Família fortalece laços e incentiva participação na educação
O Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) da APAE de Jundiaí promoveu a Semana da Família em suas duas unidades, localizadas no Complexo Argos e no Jardim Novo Horizonte. A iniciativa teve como objetivo fortalecer os laços afetivos entre os estudantes e seus familiares, além de ressaltar a importância da participação ativa dos pais e responsáveis no processo educacional e social. Segundo Liliane Capelli, coordenadora do NAA, esses encontros são fundamentais para conscientizar as famílias sobre seu papel no crescimento e socialização dos filhos. “Essas ações promovem a interação entre o núcleo e as famílias, além de estimular e sensibilizar as famílias sobre a importância do diálogo, da participação na rotina escolar e no desenvolvimento geral dos filhos”, destaca. Durante a semana, foram realizadas palestras e rodas de conversa voltadas aos familiares, que puderam brincar com os filhos e se envolver em suas rotinas educacionais. O NAA também apresentou o funcionamento de seus atendimentos, abordando a diversidade de estratégias utilizadas e os resultados alcançados pelos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. “Explicamos como o NAA trabalha, destacando a variedade de abordagens adotadas e os impactos positivos no desenvolvimento das crianças. Nosso objetivo é que as famílias compreendam o trabalho realizado e se tornem nossas parceiras, incentivando os filhos a participarem regularmente dos atendimentos, o que acelera os resultados e torna o processo mais eficiente”, explicou Liliane. Um dos exemplos do impacto positivo do NAA é o caso da estudante Daniela, de 9 anos, que frequenta a unidade do Novo Horizonte. Seu pai, Rafael Davelli Bruno, expressou a satisfação com os avanços da filha e participou das atividades. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, não conseguimos brincar e acompanhar nossos filhos como gostaríamos. Essa foi uma oportunidade ideal para fortalecer os laços e acompanhar mais de perto a evolução dela”, comentou. O NAA oferece atendimento psicopedagógico a crianças do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino que enfrentam dificuldades de aprendizagem. As unidades do Complexo Argos e Jardim Novo Horizonte operam em parceria com o DEIN, Departamento de Educação Inclusiva do município de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí e a APAE, proporcionando suporte especializado para melhorar o desempenho escolar dos estudantes.
Caso Vitória: polícia indicia único suspeito preso por homicídio, sequestro e ocultação de cadáver
A Polícia Civil indiciou Maicol Santos, único e principal suspeito de matar Vitória Sousa, por homicídio qualificado, sequestro e ocultação de cadáver. A adolescente de 17 anos foi esfaqueada em 27 de fevereiro em Cajamar. Seu corpo foi encontrado em 5 de março na mesma cidade. O indiciamento do suspeito, que está preso, foi confirmado nesta segunda-feira (31) ao g1 pela Secretaria da Segurança Pública. “A Polícia Civil indiciou o autor por homicídio qualificado em concurso com sequestro e ocultação de cadáver”, informa trecho da nota da pasta de Segurança. Ainda de acordo com a SSP, a delegacia de Cajamar e os peritos do Instituto de Criminalística fizeram nesta segunda novas diligências na casa de Maicol. “Não sendo descartada a possibilidade de uma perícia complementar”, informa o comunicado da secretaria. Os laudos complementares, que analisam se o sangue e o cabelo encontrados no carro do suspeito são de Vitória, ainda não ficaram prontos. Neste mês de abril também está programada a reconstituição do crime _a data ainda não foi marcada. Após isso, o inquérito sobre o caso será concluído pela polícia e relatado ao Ministério Público e à Justiça. A defesa de Maicol já informou que seu cliente não participará da reprodução simulada do caso – nome técnico da reconstituição. O motivo é o fato de seus advogados não concordarem com o interrogatório em que ele confessou ter cometido o crime. “A defesa de Maicol Antonio Sales dos Santos esclarece que, até o momento, as informações sobre seu indiciamento por sequestro, homicídio e ocultação de cadáver foram obtidas apenas por meio da imprensa. Diante disso, não podemos nos manifestar oficialmente até que tais informações constem formalmente no inquérito. Seguimos firmes na defesa dos seus direitos e garantias legais”, informa nota divulgada pelo advogado Flávio Ubirajara, que defende o preso. Preso diz que foi coagido a confessar Maicol foi filmado pela delegacia que investiga o caso confessando ter assassinado Vitória sozinho. Sua defesa alega que não estava presente quando ele foi interrogado. Além disso, dois dias depois, seus advogados gravaram um áudio no qual o preso acusa um delegado de tê-lo coagido a confessar o crime em Cajamar. “Por volta de 10h [22h], eles me chamaram lá em cima, na sala lá em cima e falaram que ia, que o delegado ia me f*… de qualquer jeito. De qualquer jeito ele ia me f*. Aí pegou, falou que ia colocar a minha mãe, falou que ia… colocasse minha mãe.. o… a, na cena do crime. Falou que ia colocar minha esposa, ia colocar minha família toda, se eu não ajudasse, se eu não cooperasse, ele ia colocar minha família toda. Aí eu peguei e inventei uma história e falei que fui eu para eles me livrar, livrar minha família”, diz Maicol no áudio. Sua defesa analisa a possibilidade de usar o áudio para pedir à Justiça a anulação da confissão. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública informou, por meio de nota, que o depoimento de Maicol foi legal. A polícia gravou a confissão do suspeito em vídeo na presença de uma advogada que não defendia o preso, mas foi chamada pelos policiais. Quando confessou o crime, ele falou que matou a vítima porque ela queria contar à esposa dele que os dois haviam tido um caso no passado. Disse ainda que agiu sozinho. Mas no áudio feito por sua defesa, Maicol alega que admitiu o homicídio porque os policiais o pressionaram dizendo que iriam prender também seus familiares. De acordo com a defesa, a gravação da conversa com Maicol foi feita momentos antes de ele ser transferido da cadeia da delegacia de Cajamar para uma unidade prisional em Guarulhos, também na região metropolitana. “Maicol alega sofrer pressão para confessar esse fato”, disse o advogado Flavio Ubirajara. Fonte: G1 Créditos: Reprodução
Jundiaí promove seletiva de futsal feminino para diversas categorias
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, realizará no sábado, dia 5 de abril, uma seletiva de futsal feminino para a formação de equipes em diversas categorias. O objetivo da iniciativa é incentivar a prática esportiva entre meninas e jovens da cidade, além de identificar novos talentos para representar Jundiaí em competições oficiais. A seletiva ocorrerá na quadra poliesportiva do Complexo Esportivo Dr. Romão de Souza, na Rua Luis Benachio, s/nº, na Colônia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de abril. A avaliação será voltada para as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-16, Sub-18 e Sub-21. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4589-6944. Horários das seletivas 13h30 – Sub-11 e Sub-13 15h00 – Sub-16 16h00 – Sub-18 e Sub-21
Fundo Social conta com projeto de acolhimento e apoio a famílias atípicas
O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí lançou, em 2025, o Clube de Mães Atípicas, um projeto voltado para mães, pais e cuidadores de pessoas neurodivergentes ou com deficiência. O objetivo é promover integração, apoio emocional e fortalecimento das famílias por meio de encontros e atividades estruturadas. A iniciativa conta com encontros bimestrais, que trazem palestras e workshops com especialistas em temas relevantes para o público. Além disso, há rodas de conversa mensais, realizadas com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), oferecendo momentos de escuta ativa e acolhimento. Também fazem parte do projeto atividades práticas, conduzidas por profissionais especializados, sempre buscando atender às necessidades das famílias. “Queremos proporcionar acolhimento, apoio emocional e social, além de fortalecer as famílias de pessoas neurodivergentes e com deficiência, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, destaca Ellen Camila Martinelli, presidente do Fundo. Data marcada O próximo encontro acontecerá dia 10 de abril, no Parque da Uva, com entrada pela Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 3, Anhangabaú. As inscrições estão abertas por um formulário e será aberto para pais, mães e avós de pessoas atípicas, além de cuidadores. Os encontros são gratuitos e abertos a todas as pessoas que tenham vínculo com indivíduos atípicos. “Nosso propósito é fortalecer valores como empatia, sororidade e encorajamento, além de garantir que as famílias tenham acesso a informações e orientações que possam fazer a diferença em suas vidas”, finaliza Ellen Martinelli.