Mais de 10 famílias moradoras na Vila Real, em Várzea Paulista, receberam, nesta terça-feira (18), a tão esperada matrícula do imóvel. A expectativa é que até o final deste ano, mais de 1.000 imóveis sejam regularizados. O projeto “Cidade Legal”, desenvolvido pela Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo a regularização fundiária de imóveis situados em parcelamentos irregulares na cidade.
De acordo com a diretora de Habitação, Simone Nunes, para que os imóveis recebam as matrículas individualizadas, é necessário realizar um levantamento topográfico do local, compreender o contexto do parcelamento do solo, realizar a vistoria das casas – processo chamado de selagem –, e, por fim, cadastrar os moradores. “Após esse trabalho detalhado, iniciamos os projetos de memorial descritivo, estudo ambiental e mapeamento, até que a regularização seja concluída”, explicou Simone.
CadÚnico
Simone Nunes também ressaltou que muitas famílias estão prestes a receber suas matrículas, mas algumas ainda precisam regularizar documentos. “Temos matrículas prontas para entrega, mas não conseguimos entregá-las devido à falta de documentação necessária”, explicou.
É fundamental que o cadastro social esteja atualizado. A pessoa que fez o cadastramento no GAB deve ser a mesma a comparecer para a atualização cadastral no CadÚnico, que podem ser feitos na Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social — Rua Eduardo de Castro, 655 — Vila São José, ou no Centro Comunitário, que fica na Rua Bilak, s/n – Vila Real.