O Ministério da Saúde anunciou a data de início da campanha de vacinação contra influenza e também começa hoje a distribuição da vacina. A meta é imunizar 90% da população de 81 milhões de brasileiros nos grupos prioritários.
Campanha de vacinação começa dia 7 de abril. Vacinas chegarão a todos os municípios do país, segundo governo. O ideal é que a imunização ocorra antes da temporada de pico da gripe nos grupos de risco – crianças, idosos, doentes crônicas e pessoas com IMC acima de 30.
Haverá vacina o ano inteiro nas unidades básicas de saúde. A medida é uma tentativa de aumentar o número de imunizados. O ministro Alexandre Padilha disse que vai buscar o número recomendado pela OMS. A meta recomendada é 90% de cobertura vacinal.
No primeiro semestre haverá foco na maior parte das regiões. O trabalho será concentrado no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. No segundo semestre o foco é a região Norte – isso porque os casos aumentam no chamado inverno amazônico.
A baixa adesão ao programa de vacina preocupa o Ministério da Saúde. Ano passado, 55,1% das pessoas procuraram os postos de saúde. Em 2023, houve uma adesão de 60% população a imunização contra a gripe.
O Ministério da Saúde aponta dois problemas principais relacionados à falta de informação. São eles: baixa percepção sobre os riscos da influenza e falta de conhecimento sobre a efetividade da vacina.
Foram notificados 10.494 óbitos por síndrome aguda respiratória grave no país no ano passado. As informações constam de nota técnica do Ministério da Saúde.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima 1 bilhão de casos no mundo por ano da doença. Isto significa que até 10% da população mundial é infectada pelo vírus – de 3 a 5 milhões são casos graves.